sexta-feira, 25 de março de 2016

BOCHA- O ESPORTE QUE FAZ AMIGOS


A BOCHA EM ARARAQUARA
A Ferroviária, o Clube 22 de Agosto, a AVA-Associação dos Viajantes, de Araraquara, (não confundir com AVAR), Bar Ponto Chic, Bar do Laitano, e outros locais, são os pioneiros da bocha na Morada do Sol
Em 1954, a AFE foi campeã estadual inter-clubes no torneio de aniversário da Capital do Estado.(quarto centenário)
Em 1º de maio de 1992, tendo como base o sucesso do torneio realizado na SAC-Sociedade Amigos do Carmo, o torneio do Dia do Trabalhador, Wilson Silveira Luiz e Dr.Ildeu Wolfarth-(in memorian), fundaram a LIBA-Liga Bochófila de Araraquara. O torneio continua sendo realizado todos os anos, sob comando de seu idealizador, Antonio Fernando Silvestre. Neste ano de 2016, está quase certo que o torneio seja realizado no Clube 22 de Agosto.
A LIBA
A fundação da LIBA foi como um divisor de água na história da nossa bocha.
A Seleção da LIBA sagrou-se tri-campeã estadual inter-seleções masculinas nos anos de 2000, 2001 e 2002.
O Grêmio Recreativo 27 de Outubro foi campeão estadual inter-clubes masculinos, no ano de 1996.
Instituido pela LIBA, o 1º campeonato extra-oficial feminino, o denominado Copa da Loba, teve no Clube 22 de Agosto, seu bi-campeão.
Com a oficialização do Estadual feminino inter-clubes da Federação, a LIBA ficou encarregada de organizá-lo. Foram 2 anos seguidos com a presença dos principais clube do Estado de São Paulo.
O Clube Náutico Araraquara foi bi-campeão
E em São José dos Campos e São Vicente, o Melusa Clube obteve o bi-campeonato feminino.
No extinto certame estadual realizado pela Secretaria de Esportes e Juventude, Araraquara teve as seguintes duplas campeãs; Elvio e Miguel; Adalberto e Neno Piveta; Estevarengo e Juraci.
Em Araraquara realizou-se em 1993, o único congresso estadual de Ligas. Foi no Clube Náutico Araraquara.
O 1º Curso de Arbitragem no Interior do estado foi realizado em 1993, no Clube Araraquarense, aula teórica e no Melusa aula prática.
O único curso de arbitragem bochófila numa Universidade, em todo o País, realizou-se no ano de 2000, na UNIARA.

Na Copa Araraquara feminina, realizada durante vários anos, destaques especiais para o Clube 22 de Agosto, Palmeiras E C, Grêmio Recreativo Nestlê, Santa Paula, Ferroviária de Esportes, Clube Náutico 21 de Julho de Boa Esperança do Sul, ICIB de São Carlos, Associação de Cabos e Soldados, ADPM/Araraquara e outras agremiações.
Na Copa Araraquara de duplas masculinas, a 23 ª edição começará no próximo mês abril.
O Melusa Clube venceu o certame 9 vezes Outros campeões –FEM de Matão, Clube Náutico 21 de Julho de Boa Esperança do Sul, FAE-Jaboticabal, Clube 22 de Agosto, Clube Náutico Araraquara, 27 de Outubro, SAC-Sociedade Amigos do Carmo, E C Banespa.
Um dos grandes eventos promovidos pela LIBA foi o Campeonato Brasileiro de Seleções, realizado no inicio dos anos 2000, no Clube Náutico Araraquara. A Seleção Paulista foi campeã contando com 3 araraquarenses – Adalberto, Gustavo e Bolão.
A LIBA aniversaria no dia 1ª de Maio. Seu Presidente atual é Flaviano Barbosa Leite.
O Dia Municipal da Bocha em Araraquara, segundo Decreto Oficial, é comemorado no dia 16 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário