quinta-feira, 12 de abril de 2018

SALVE, SALVE, a FERROVIÁRIA...


68 anos de história...
ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES
Falar da AFE é lembrar de fatos históricos....
Me recordo que no ano de 1949, meu pai Onofre Luiz, funcionário da ferraria da Estrada de Ferro Araraquara-(EFA) “batia uma bolinha” no time dos Ferroviários. Era no campo do Botafogo –(onde hoje é o Hospital São Paulo) – A Rua Zero-(Carvalho Filho) terminava um quarteirão pra baixo do Hospítal. Era um mato fechado com um “trilho”pra chegar até o campo. Nunca me esqueço quando meu pai comentou que o novo engenheiro da EFA, o mineiro Antonio Tavares Pereira Lima, estava pretendendo fundar um clube de futebol para disputar campeonatos oficiais. E essa pretensão virou realidade em 1950. O projeto do mineiro de Guaranésia era arrojado. O local onde está hoje, a ARENA DA FONTE, era privilegiado para os aficcionados na caça de pássaros.(pintassilgo, colerinha do brejo, canário, avinhado e outros. E ali havia muitas codornas. Era comum a gente ver caçadores mostrando codornas prontinhas para a “panela”.
A construção do Estádio da Fonte Luminosa foi uma “febre” na época. Foi uma obra gigantesca para os padrões vigentes. A data de fundação do Clube ficou determinada para o dia 12 de abril de 1950. E só no dia 13 de maio de 1951, a equipe de futebol entrou em campo. Foi no antigo Estádio Municipal Tenente Siqueira Campos, hoje do Clube Araraquarense. Com o primeiro gol anotado por Fordinho, a AFE ganhou do E C Mogiana, de Campinas, por 3 a 1.E de lá pra cá, a Ferroviária tornou-se um dos maiores símbolos de Araraquara e do Interior paulista. Não há como resumir nesta página, a história da Ferroviária.
Só resta agradecer tudo que a AFE fez pela nossa cidade e pedir ao Onipotente que dê fôlego aos dirigentes para continuarem as atividades do glorioso time grená.
Parabéns ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES, a legitima embaixatriz de Araraquara.

WSL
-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário